logo

Curso de Formação de Lavoura de Café é ministrado pelo Senar em São José dos Quatro Marcos


Por Da redação Quatro Marcos Notícias

Com o objetivo de formar técnicos para repassar o conhecimento aos  produtores rurais para a implantação do projeto do Café Clonal no município, a Prefeitura de São José dos Quatro Marcos através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural  e estagiários do 6º e 8º semestre de Agronomia da FQM realizaram entre os dias 01 e 04 de novembro de 2020, o Curso de Formação de Lavoura de Café com carga horária de 36 horas. 

A abordagem do curso introduziu aos capacitados a escolha da área adequada ao plantio, correção do solo, preparo da área para o plantio, adubação fosfatada, orgânica e química. Segundo o engenheiro florestal Gustavo Ponce Martins do Senar, o objetivo foi levar o conhecimento aos novos técnicos sobre a capacidade de produção e potencial da cultura do café, com a inserção dos melhores clones e preparo correto para formar a lavoura e ter uma alta produtividade, "a cultura do café  é  perene,  e a partir do momento que o produtor  inserir o cultivo, só vai retirar o café daqui a vinte anos,  e se não é feito as correções adequadas como plantio em nível e conservação do solo provavelmente não irá alcançar os  resultados".  Afirmou Gustavo Ponce. 
O presidente do Sindicato Rural e Técnico Agrícola da prefeitura de São José dos Quatro Marcos, Alessandro Casado, afirma que o forte do município é a pecuária, e que a lavoura de café surge como alternativa de renda para os pequenos e médios produtores da região.  

Casado relata que nos anos 80,  o café foi uma cultura muito forte no  município, mas infelizmente devido a vários fatores a cultura não prevaleceu, mas com inserção da genética aliada as novas técnicas de preparação de cultivo do solo, vários municípios no estado de Rondônia e no sudoeste do estado do estado de Mato Grosso passaram a cultivar o café clonal com resultados animadores.

Ademir Patrik Moura, Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura de São José dos Quatro Marcos relatou que a  Secretária de Agricultura resolveu fazer o projeto do Café Clonal no  município,  e para isto foram até o estado vizinho de Rondônia para conhecer a variedade de café cultivado, "tivemos uma experiência muito boa, trouxemos mudas de Rondônia e também do Instituto de Pesquisa do Paraná -IAPAR,  plantamos no viveiro do município, e fizemos um 'Jardim Clonal'.  Estamos realizando a implantação da irrigação, trouxemos o Senar para qualificar técnicos e dar continuidade ao  projeto". Afirmou Ademir Patrik Moura, Engenheiro Agrônomo.